A minha mais nova BFF, Luana. Como eu já falei antes, a Luana é brasileira, mas é chiiiiiiiiiiiqs: trabalha em uma usina nuclear láááááá nas Zoropa, mais especificamente na Bélgica. Hoje pela manhã, ela me mandou um link com uma reportagem bem legal sobre dietas e emagrecimento e afins.
Desta vez eu li a matéria, e realmente algumas coisas lá fazem o maior sentido. Obviamente, a lista dos alimentos que "ajudam a engordar" incluem coisas que eu amo... "Os alimentos associados ao ganho de peso no período do estudo foram batatas fritas; outras batatas; bebidas adoçadas com açúcar; carne vermelha não processada e carnes vermelhas processadas"
Ou seja, para não engordar, o que é preciso que euzinha faça
Agora, para emagrecer... "Os alimentos ligados ao menor ganho de peso e até mesmo à perda dele - em alguns casos - foram legumes; grãos integrais; frutas; oleaginosas e iogurte". Me diz, qual é a novidade? Eu sei que legumes, grãos integrais, frutas, talz, fazem parte de uma dieta saudável. TODO NUTRICIONISTA QUE VAI NA GLOBO/RECORD/SBT/BAND fala isso!!! O problema não é saber disso, o problema é... seguir!
O problema, queridos nutricionistas, é que parece q tudo q é gostoso FAZ MAL! Daí vem a culpa, e entra num círculo vicioso. Como? Vou exemplificar pra vcs com a minha mente distorcida.
Quando eu vou ali no Empório Gastronômico, por exemplo, tem uma porção de saladas antes dos pratos quentes. O que eu faço? Pego 1/4 de salada de folhas, 1/4 de legumes/vegetais (beterraba, rabanete, brócolis, cenoura, tomate cereja, etc). Aí, passando aos pratos quentes, pego 1/4 de carboidratos, evitando misturar massa com arroz com batata. Por fim, as proteínas (último 1/4 do prato). Então, teoricamente, eu estaria tendo uma refeição "pretensamente" balanceada. Mas ainda assim não me sentiria... "satisfeita" comigo mesma. Quando comecei a fazer isso, eu me sentia como se tivesse feito algo de errado e recebendo uma punição por isso.
Aí, quando eu saio da dieta pra comer, sei lá, um chocolate, fico me sentindo culpada por isso - afinal, chocolate tem XXX calorias, X gorduras, X carboidratos, X tudo de ruim... Além de engordar, faz mal e É UMA DELÍCIA! Sentiram como é difícil escapar do círculo? Como o Rafinha Bastos falou no programa A Liga: "Por que Deus quando criou o mundo, decidiu que tudo o que for bom vai fazer mal; e tudo o que for ruim, vai fazer bem?" #mistériodouniverso.
A continuação do artigo é ótima. Ela fala da necessidade de se escrever um diário sobre o que a gente comeu no dia.
E dá uma dica importante (que eu ainda não tinha visto em nenhum artigo): tem que anotar TUDO o que vc come. Tudo MESMO. Até a balinha? Até a balinha. Até o chicletinho q o vizinho ofereceu? Até. E aquele bombom no meio da tarde, enquanto fazia um relatório pesadíssimo com prazo de entrega apertado? Também. E as bolachinhas no ... TAMBÉM, É TUDO! Além disso, o artigo tb fala que "dentre as anotações devem estar informações como quantas vezes por dia você ingeriu algo, os horários, as quantidades e as sensações relacionadas a cada refeição". O problema é fazer o diário, afinal, vira um livro pra lá de grande, mesmo se as anotações forem feitas por uma semana.
O que não foi considerado é que anotação feita por uma semana é bem superficial. Vc pode estar decidido a começar uma dieta. Vc pode ter tido uma semana difícil no trabalho. Pode ter brigado com seu amor, seu pai, sua mãe, irmão/irmã, cunhado, cachorro, gato, papagaio... Vc pode ter acabado de sair de uma recuperação de saúde (seja gripe ou cirurgia), física ou emocional. Esses fatores são importantes. Por isso, acho q fazer diário do q se come até é válido, pra quem tem disciplina e não costuma roubar - como eu faço de vez em quando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário