segunda-feira, 30 de novembro de 2009

1o. Dia...

Quando alguém decide que vai levar a sério uma dieta, e tem um pouco de grana sobrando, vai em nutricionista, contrata personal, vai pra academia, faz massagens... Mas pelos acompanhamentos televisivos acerca de dietas que eu tenho feito, a primeira coisa da lista a se fazer (ou então, uma das primeiras coisas da lista) é anotar, item a item, o que você comeu durante o dia.
Se for assim, você passa o dia com uma cadernetinha na bolsa, uma caneta na mão, e no final do dia vai ter uma lista de mercado estilo... compra da semana. Sério.
Eu sei bem que não é fácil fazer dieta. Só consegui fazer uma vez, aos 22 anos, exatamente um mês antes de entrar pra academia. Levei a sério, não passei fome nem vontade, e emagreci 5 quilos. Vitória!
Hoje em dia, eu tenho exatos XX kgs (vocês acharam mesmo que eu ia contar?) e resolvi que até o dia 23 de dezembro, vou fazer dieta. A mesma de 9 anos (!!!) atrás. Porque, afinal, deu certo.
Mas é lógico que não é de hoje, 30/11/2009, que eu estou na lida. Já faz quase um mês que estou quase certa na esteira. Explico: é que, na realidade, não são 30 dias ininterruptos. Assumo que mato alguns dias na semana, e depois compenso nos outros dias. Ou seja, sou uma pessoa normal, que tem preguiça, cansaço, fome e não me sinto muuuuuito mal quando mato um ou outro dia de esteira.
Sou uma felizarda por papito e mamita terem decidido comprar, há alguns anos, uma esteira - das boas, um pouco caras, quase de academia. Só seria mais feliz se eles comprassem agora, de Natal, um elíptico (quem frequenta academia sabe o que é). Aí, eu posso deslocar a coluna todos os dias, ao deslocar a esteira do quarto onde ela fica para um lugar mais arejado e na frente da TV, onde fica muito mais fácil fazer esteira sem sentir muito.
Se você, como eu, já está muitos quilos acima do que devia, e está procurando um motivo pra não desanimar da esteira, da academia e/ou da dieta, posso te passar alguns, que funcionam pra mim.
A primeira coisa a se fazer é tirar da cabeça a paranóia de estar fazendo algo para emagrecer ou porque é saudável. Eu parei com isso, e ficou muito mais fácil de seguir quase à risca a determinação de fazer esteira todos (ou quase todos) os dias.
Minha maior motivação veio do fato que, certo dia, quando eu voltava para casa, percebi que perdi o fôlego muito rápido para a distância que havia percorrido andando devagar. Aquilo me assustou (era uma quinta-feira) e decidi, naquele dia, que na segunda-feira seguinte, eu iria começar a fazer meia hora de esteira, todo dia.
Comentei com minha mãe, com meu namorado, a notícia se espalhou pelo meu círculo familiar daqui de casa (ou seja, meus 2 irmãos também ficaram sabendo), e na 2a feira seguinte, por sinal um feriado (02/11), comecei a fazer esteira.
No começo, não foi fácil: eu perdia o fôlego muito rápido, não podia falar e andar ao mesmo tempo, ficava entediada andando, dava vontade de desistir. Mas o pior não foi nada disso; o pior foi lembrar de quando eu fazia academia 9 anos atrás, e fazia uma hora de esteira, todo dia, de segunda a sexta, sem parar, numa velocidade muito superior à que eu estava desenvolvendo. Realmente, na comparação, eu estava mal, muito mal.
Então, coloquei na cabeça que em 2010 vou fazer dança. Pra fazer dança, preciso de fôlego. Pra ter fôlego, preciso perder peso... O negócio de emagrecer pra entrar em roupitchas mais bonitas (e mais em conta) até entrou na lista, mas não é a prioridade. Nem o negócio de ser saudável.
Engraçado que foi essa mesma motivação (condicionamento físico) foi a mesma de nove anos atrás. E agora, já sinto alguns resultados que podem parecer bobos, mas para mim, são ótimos e estão me fazendo muito bem; além de dar toda a persistência que preciso para continuar fazendo esteira todo dia.
Comecei fazendo 30 minutos, todo dia, velocidade máxima 4,5 (no pique, quase morrendo). Hoje, 4 semanas depois, faço 45 minutos, quase todo dia, 5 minutos na velocidade 4,0; 10 minutos na velocidade 4,5; 15 minutos na velocidade 5,0; 10 minutos na velocidade 4,5 e fecho 5 minutos na velocidade 4,0. Bom, né?
Então. Decidi na 5a. feira entrar naquela dieta de 9 anos atrás. Ou seja, vamos fazer o diário de comida de hoje:
I - café da manhã: 1 xícara de café com leite (e açúcar, não sou de ferro nem aguento mais adoçante); torrada de centeio com uma colher de chá de margarina;
II - almoço: 4 colheres de sopa de batata cozida no vapor picadas; 1 linguiça assada média; 3 colheres de sopa de salada de repolho roxo; alface e uma fatia de melão;
III - lanche da tarde: uma maçã fugi média;
IV - jantar: reconheço que não prestei muita atenção no que eu comi, não lembro se comi ou não carboidratos. Acho que não. Por isso, estou colocando que me lembro de ter comido 1 potinho de iogurte de coco; umas 3 três conchas de feijão (mas gente, era feijão fresquinho, que minha mãe tinha acabado de cozinhar!) com 1/2 linguiça cozida no feijão; 1 copo de suco; 1 xícara de café com leite;
V - lanche depois da esteira e antes de dormir: um pote de gelatina (tipo de iogurte) e um copo de suco (mas acho que vou pegar mais suco).
Se você, que está acima do peso (mas não obeso), não tem muita grana pra academia ou algo do tipo nem pra nutricionista, pode se INSPIRAR (não falo em seguir à risca) no que eu escrever aqui. Vou tentar escrever aqui todo dia, meio que nem faço com a esteira, ok? Dia que eu não postar, é que fugi da esteira.

Nenhum comentário: