sexta-feira, 16 de julho de 2010

Voltei pra Academia - a dieta é que está difícil

Depois de mais de 2 anos sem academia, voltei. Agora pra ficar. Pq aqui, aqui é meu lugar. Eu voltei...

Adoro fazer academia. Sério. Me sinto super bem fazendo todas aquelas séries de repetições, erguendo pesos, sempre procurando erguer mais e mais e mais. Sem falar na paisagem humana, que é boa de se ver, de se admirar, pelo lado estético da coisa - óbvio. Tanto a estética feminina quanto a masculina me agradam os olhos; ver o pessoal malhando me estimula e me faz querer malhar mais.

E depois de algum tempo - pode levar seis meses, pode levar um ano - eu vejo os resultados e começo a me achar linda, que estou bem, que ninguém irá resistir às minhas curvas-perfeitas-desenhadas-a-compasso-pelo-Criador-em-pessoa... é aí que reside o perigo.

Enquanto vc está lá, pensando que não tem mais jeito, que o melhor mesmo é começar uma dieta logo e se matar no trio esteira-bicicleta-abdominal, é difícil seguir uma dieta restritiva das coisas que mais se gosta (no meu caso, refrigerantes, doces, salgados, lanches, massas, carnes e outras bobeirinhas mais); porém é mais fácil do que quando já se visualiza alguns resultados.

Isso pq no primeiro caso, vc tem um objetivo: emagrecer 5 kg; entrar na calça 44 ao invés da 56; afinar o rosto; tonificar as geléias flácidas dos braços... Atingida meia meta de um desses objetivos, a dieta passa a 2o. plano. Vc passa a se dedicar à academia com mais afinco do que à dieta; e as comidinhas passam a entrar no plano de compensação de uma lógica que mais parece exercício de pilates: "se eu comer um brigadeiro, posso compensar na esteira, pq faço mais 10 minutinhos de esteira e nem vou sentir. Então, já que o prato está ali mesmo, vou comer alguns brigadeiros pq estou com vontade e tb pq não quero passar uma idéia de neurótica com o peso. E também, o que vão falar se me virem sem comer nada? Vão achar que estou anêmica, doente, trilili da cabeça, logo eu que sempre amei doces... Tá, vou comer só mais o prato de brigadeiro e dois beijinhos, fazer esteira e não engordo."

Eu falei que a lógica exigia uma elasticidade ímpar para ser seguida. Sem contar que, se vc vai à academia todo dia, é uma tarada da esteira sem noção; se vai duas vezes por semana, é uma preguiçosa.

Eu tenho um pouco de preguiça, sim. Admito. Fazer academia não é fácil, e no começo nem é agradável. O agradável vem depois de tempo, pois não há fórmula mágica que faça alguém que pese mais de 60 kg (acharam mesmo que eu ia dizer qto peso? Tolos!) emagrecer o excedente em duas semanas.

O meu problema maior é, na realidade, o comer. Não exatamente "escolher" o que comer; são as opções que o mundo fantástico do fastfood (não, não entendam Mc Donald's, faz anos q não como lá) não te oferece quando se está de dieta - além das mesmas saladinhas sem graça de sempre. Massas com pouco molho; carnes grelhadas ou feitas com pouco azeite (não óleo); saladas apetitosas; peixes e frangos com cara de comida; carboidratos em porções menores; sucos com a opção de se escolher açúcar ou adoçante... Não vejo isso nas praças de alimentação, a preços acessíveis. Tudo que é light/diet/saudável, vendidos em shoppings, ou é sem graça ou é caro. Vc escolhe.

Mas tenho que admitir que o meu substituto para chocolates tem surpreendido: barrinhas de cereais, inclusive e especialmente as sem chocolate, são meus novos amiguinhos-companheirinhos-inseparáveis. Comer a cada três horas é outra coisa legal, pois aplaca a ansiedade. Sementes salgadas de abóbora tb têm seu mérito; apenas com o problema da quantidade de sal que têm. Haja água para não reter líquidos...

Então, é só. Hoje não vou pra academia em razão de vários fatores: frio, chuva, vento, cansaço e... preguiça, mesmo. E hoje o instrutor da academia ainda por cima é o Daniel, o "psicótico querido da malhação". Ele pegou no meu pé no treino desta semana, e quero agradecê-lo por isso. Mas hoje, baby, sooooo sorry. Não vou, não. Semana que vem, a gente se vê.

Nenhum comentário: