quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estressada, eu?

 
Esta semana levei um susto enquanto assistia o Bom Dia Brasil, da Globo, antes de ir bufando de raiva para o trabalho, quando deveria ter emendado o feriado e dormido até meio-dia por 4 dias seguidos. Passou uma reportagem sobre estresse infantil - sério, criancinhas de 8 a 10 anos, que deveriam estar preocupadíssimas com seus mundinhos de Max Steel, Barbies, My Little Pony, Monster High, Ben 10, Comandos em Ação, Lego e afins, estão estressadas.

E aí vcs vêm e me perguntam: "Tá, Grasi, mas vc já passou faz teeeeeeeeeempo dessa idade, o que tem a ver?". E eu respondo: na reportagem, foram descritos uns 4 ou 5 sintomas que caracterizam o stress (em geral, não só o infantil), e desses eu apresento de 3 a 4 sintomas. Preocupante? Um pouco.
 
Não tive como acessar o vídeo pq o site do Bom Dia Brasil só permite o acesso aos vídeos pra quem é assinante da Globo.com bixurdation, bixurdation. Por isso, estou recorrendo à minha memória seletiva para listar os principais sintomas.
 
Stress é a denominação dada a um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça sentir muito feliz. Ou seja, nem sempre é uma coisa necessariamente ruim. Sabe quando dá aquele frio na barriga quando a gente vai fazer uma coisa boa, e diz que está nervoso? Na real, vc tá estressado, filho. Sabe quando vc vê alguém sendo assaltado e te dá uma moleza, uma vontade de sair correndo pra não ser assaltado também? Vc tá estressado filho. Sabe aquela hora...? TAMBÉM TÁ ESTRESSADO!!! Então, o stress não é bom nem ruim. É simplesmente uma reação do organismo.
 
“Stress”, não é uma doença, é apenas a preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam, sendo então uma resposta do mesmo a um determinado estímulo, a qual varia de pessoa para pessoa.
 
Os sintomas que o Bom Dia Brasil listou na reportagem de segunda-feira (14/11/2011) foram:
1) Apresentar dores no corpo sem estar doente;
2) Desenvolver distúrbios do sono e/ou alimentar;
3) Apresentar tiques nervosos;
4) Alteração de humor;
5) Dificuldades de concentração.

Todos esses sintomas eu tenho apresentado. Além disso, esses sites aqui e aqui listam mais alguns sintomas, que é legal a gente divulgar. Acho importante ressaltar que não é UM sintoma isolado que caracteriza a presença de stress; mas sim o conjunto deles em um contexto bem delimitado. Se vc tem apresentado dores no corpo sem ter alguma doença (isso é, se vc se dignou a encarar um médico ou o SUSto); OU distúrbios do sono/alimentares; OU começar a ter tiques nervosos; OU alterações de humor; OU dificuldades de concentração, isso tudo de forma isolada... Benhê, jogar o rótulo de STRESS não vai te ajudar a consertar nada.
 

No meu caso específico, as dores no corpo, o desenvolvimento de tiques nervosos (especialmente depois de um dia muito cansativo) e a dificuldade de concentração são os sintomas mais claros de que, SIM, estou estressada, xuxuzada. Não sei dizer quando começou, pq começou, só sei que preciso diminuir os sintomas pra chegar ao final de 2011 inteira.

Fui relendo os posts do blog e, de agosto pra cá, os posts com a tag "cansaço" aumentaram exponencialmente! Eu só me toquei REALMENTE que TALVEZ estivesse estressada - e não apenas cansada - quando li um comment de um Anônimo que colocou "isso é stress, bebê" desconfio que foi o Satan Goss Max.
 
Comecei a assumir que estava estressada somente ontem. Passei por pelo menos uns 2 ou 3 meses dizendo "é só cansaço pq não tirei férias", "é só vir um feriadinho que eu melhoro", "é só não ir hj pra academia que eu melhoro", "é só dormir direito que eu melhoro"... E, gente, não é bem assim. A quantidade de fotos no blog que eu coloquei relacionadas a cansaço ilustra bem a situação; além do "ano passado eu tinha mais energia nessa época" - o que é verdade, JÁ QUE EU NÃO ESTAVA TÃO ESTRESSADA.

Bom, e o que fazer agora? Esta semana, não vou (DE NOVO!) pra academia. Vou tentar relaxar, assistindo TV ou fazendo qualquer coisa boba e que deixe meu cérebro temporariamente em estado vegetativo. Lidar com o stress não é fácil, pq vc quer pq quer as coisas consertadas; quer a vida como era antes; quer tudo normal; quer estar bem... e não consegue isso. É frustrante. E frustração gera stress. E stress...

O bom é que eu tenho o blog aqui e vcs pra me "ouvirem". E me ajudarem. E me encherem o saco, de vez em quando - pelo menos não é no Twitter...

V.A.L.E.U.

3 comentários:

Luana disse...

Olha! eu nao tenho esses sintomas! =)

Mas me sinto muito irritada ultimamente...

Outra Errante disse...

Estresse? Conheço de longe =S

Anônimo disse...

Te disse que é stress bebê/titia! shuashuashua