sexta-feira, 13 de maio de 2011

Almoço em Shopping durante a dieta. Pode uma coisa dessas?

Tem uma coisa que o pessoal do Fantástico, no "Medida Certa", ainda não fez - ou, se fez, eu não vi, pq não estava interessada no quadro atééééééééé... ontem.

Antes de mais nada, preciso deixar registrado aqui: gentem, sou fã do Zeca Camargo. Principalmente dos tempos em que ele trabalhava na MTV e, acreditem em mim, escrevia pra Capricho e era chefe do Márcio Garcia. Prontofalei. As colunas dele na Capricho marcaram bastante minha adolescência, assim como as do Léo Jaime.

Voltando ao quadro do "Medida Certa". Não me lembro de ter visto algum nutricionista/nutrólogo/médico/psicólogo/pai-de-santo ir a uma praça de alimentação de shopping, na hora do almoço também conhecida como hora-do-pega-pra-capar-senão-foge e ver o que pode ser comido sem (muita) culpa.

Digo isso porque hoje, inadvertida e excepcionalmente, tive que ir almoçar em um shopping aqui da minha amada Curitas. Sério. E, pelamor, a primeira coisa que me chamou a atenção lá... FORAM OS PREÇOS! Ô gente exploradora que gosta de chupar até a nossa medula óssea cobrar caro por uma mera porçãozinha de batatas fritas!

Bom, fora isso, também notei que há poucas opções light por lá, que sejam realmente atraentes. Tou falando sério. Tudo que é light em shopping é mais caro, menos bonito que as delícias engordativas junk, e menos gostoso. Parece que a gente tá comendo papel.

Então, bem que eles podiam mandar uma nutricionista num dia de semana desses, pra me acompanhar em uma refeição feita em praça de alimentação de shopping (paga pela Globo, claro doceilusãomodeON). Queria ver ela olhar os cardápios e passar um que fosse: 1) Barato; 2) Gostoso; 3), Saudável. Nessa ordem. E sem falar "olha, pode comer sim, mas é melhor não fazer isso todo dia" ou pode comer o que quiser, mas na próxima refeição você compensa". Incluam nisso vozinha estridente que a gente sempre faz quando quer imitar alguém que nos irrita.

Tou te falando. Fazer dieta e ir almoçar em shopping é suicídio. Principalmente para pessoas como eu, que ao primeiro sinal de tentação não aguentam, saem correndo gritando "eu primeiro, é meu, eu vi primeiro" por um doce, um brigadeiro, um dois amores de colher, um pão de queijo, um alfajor, um pão de mel, um sorvetinho, ração de cachorro, colher de fubá, feijão gelado, risoto de três anos dias atrás...
Sério, gente, é só eu começar a fazer dieta para que todas as comidas do MUNDO me pareçam apetitosas. Até aquele arroz que a gente compra pro cachorro e é tão ruim que nem o bichinho come.

Mas não há nada pior do que almoçar em shopping pra dieta. Porque eu passei bravamente por vários lugares com diversas opções deliciosas de salgados (coxinhas, pastéis, empadões mandaram lembranças da gaveta de biquíni) e consegui seguir em frente, incólume. Fiquei até com orgulhinho de mim.

Foi só entrar no shopping para tudo ser em vão. E caro meu bolso está sangrando até agora. E nem tão bom quanto a comida do restaurantinho onde eu almoço todo dia (e não chego a gastar R$ 10,00!). Comi saladinha de alface, palmitinho, tomate cereja, uns 4 ou 5 camarõezinhos (aqueles com casca e tudo), arroz, uma (repito: UMA) colherada de estrogonofe de carne, dois cubinhos de queijo e um pão de queijo. Além disso, uma lata de suco de uva e, de sobremesa... Mousse de 3 tipos de chocolate. Falei que praça de alimentação de shopping não é boa para quem está de dieta... É um lugar onde somente os fortes e apegados às suas calças TNG, Ozmoze, Puramania sobrevivem.

Sem contar a desgraça que é pegar essa precariedade (em quantidade, claro) de comida e ver o que os outros estão comendo à sua volta: sanduíches McGordura; sanduíches BobSatã; Croissants ChefAumentemeunúmerodejeans; Pizzas Setemumnúmeromaior?; Sorvetes Lancelulite... E nem falei das massas, cachorros-quentes, pastéis, entre outras pestes mandadas pelo tinhoso-do-pé-preto que só me fazem chorar.

Sério, só nesse shopping perto do Fórum Cível, contei os seguintes locais para almoçar: Spolletto; Au-Au; 10 Pastéis; Mc Donald's; Bob's; Speddinni; Lancaster; Chef Vergè; Burguer King; Baked Potato; Pizza Set; Giraffa's... Sem contar os que eu não tive tempo de guardar o nome, mas sei que um vende uma batata frita maravilhosa e oferece risoto com carne; um que vende sushi e comida japonesa (mas custa bem mais que os olhos da cara); outro que seria um pretenso bufê japonês, mas tinha até omelete hoje (omelete eu como em casa, tá pensando o quê?); o Aroma Mineiro (onde almocei); o Villa Sabor...aff. Tudo muito calórico, pouca salada, e as saladas que eles vendem não são exatamente o que eu chamo de "boas". Só salada? Não sou coelho!

Desafio pro Fantástico: mandem uma nutricionista montar um cardápio só com o que oferecem nos fast-foods de shoppings.

Um comentário:

Luana disse...

Eu sei um jeito de nqo comer igual uma porca louca nos shoppings da vida. Va gripada!! risos

Serio, comigo so funciona assim - ou se eu deixar minha carteira em casa.

Nao eh justo que tudo que eh delicioso seja gordurento-engordativo!!!

Boa sorte na sua dieta