terça-feira, 21 de junho de 2011

Aulas Torturantes de Spinning

A galera que acompanha o blog há um tempinho sabe que já tem quase 2 semanas que eu comecei a frequentar as aulas de spinning do tarado da bike possuído pelo Peta psicótico Professor Max (hi, dear!). Também ficaram sabendo quais foram as minhas impressões da primeira aula dele bad feelings voltando. Depois de quase 2 semanas, acho que já posso falar quase imparcialmente sobre a modalidade.

Realmente, a aula é pra quem tem FÔLEGO e RESISTÊNCIA. Eu diria que uma boa dose de vontade de superar os próprios limites e teimosia também ajudam a continuar fazendo a modalidade. Não é uma aula fácil pra quem está há muito tempo parado ou só anda de bike pra passear nos finais de semana e feriados. É preciso colocar força nas pernas (principalmente nas coxas), respirar corretamente o tempo inteiro e, se vc estiver com dor de cabeça e/ou nariz trancado, eu recomendo pensar seriamente antes de começar a aula.

Lógico que nem tudo é esse panorama oriundo diretamente dos infernos tão feio que eu pintei. Lógico que é bem cansativa, vc sai da sala pingando feito torneira velha, mas o bom é que, pra quem quer treinar depois, ela dá um pique muito bom. Consigo encarar uma aula de power local na sequência (também com o possuído Max), talvez não com a mesma resistência que teria se não fizesse absolutamente L-A-D-A durante o dia, mããããããããssss... É, dá pra sobreviver.

Pra quem quiser se aventurar no "Maravilhoso Mundo da Aula de Spinning", recomendo algumas coisinhas:

1) Não encare logo de prima uma aula de spinning: Sério, diboua (TMJ mandando lembranças, again), não façam essa loucura sem fazer um treino aeróbico (caminhada rápida, corrida) uma semana (ou até duas) antes. Spinning é uma atividade aeróbica, beeeeeeeem puxada pra quem está começando, e fazer isso sem NENHUM treino anterior é quase suicídio. Digo isso de cadeira. Ano passado, ante a encheção de saco insistência e constantes convites do Max e do Heric para que eu fizesse pelo menos uma aula "só pra ver como é", me aventurei no caminho sem volta da aula de spinning. Quer saber o resultado? Grinch feelings: Aula de spinning, eu TE ODEEEEEEEEEEEIO!!!! Odeio-deio! Odeio-deio-deio! Fiquei cansada mega-rápido, com dores nos joelhos, sem conseguir respirar direito, e precisei sair antes do final da aula. Ou seja, se vc só caminha passeando na esteira; leva o cachorro pra passear; ou então passeia de bike no parque da cidade, conversando com o amor da sua vida e para (do verbo parar, agora não tem mais acento, por causa da maldita nova ortografia) com o intuito de fazer piquenique... Certamente, vc vai SOFRER (muito) com o ritmo da aula de spinning. Como eu.

2) Escolha bem o tênis que vai usar: Parece coisa boba de quem faz academia há tanto tempo que chega a montar um armário com roupitchas, tênis e acessórios só para ir malhar. Mas não é frescura, não. É sério. Um bom tênis, com solado um pouco mais duro, faz toda a diferença na hora de encarar a aula de spinning. Fiz uma semana de aula usando um tênis para running que me acompanha na academia desde o ano passado da Penalty; e ontem usei o meu da Diadora presente de aniversário do ano passado de Papis! pra acompanhar a aula e fazer o teste. Fez TODA a diferença, já que na semana passada eu sentia o pedal da bike me incomodando direto, a ponto de dar dor nos pés. Realmente, o solado mais duro firme dá um conforto maior para pedalar.

3) Leve água e uma toalha de rosto: Questão evidente, né? Se vc vai suar, o melhor é levar uma toalha pra secar o suor (que será MUUUUUUUUUIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOO!!!). E a água é para vc se reidratar durante a aula, o que é importante e necessário - sem contar que dá mesmo muita sede (no meu caso, chego a beber meio litro em apenas 45 minutos de aula).

4) Procure se alongar ANTES e DEPOIS da aula: Isso previne algumas dores musculares after school. O primeiro dia é mais pesado, a gente passa mais tempo tentando recuperar os pulmões e aliviar as dores que vão surgindo (como eu já falei, senti músculos e artérias e veias das pernas que eu nem imaginava existirem) do que prestando atenção na aula (é um tal de coloca carga, sobe, tira carga, desce, acelera, quebra o ritmo, não para, que eu vou te contar)...

5) Por fim, preste atenção nas dicas que o professor passar: Quando eu fiz aula pela primeiríssima vez, o Max me falou pra não deixar de pedalar. "Descansa, mas não para de pedalar". Claro que eu achei a maior bobeira, afinal, como é que eu ia descansar e continuar pedalando? Mas é superimportante nova ortografia, favor se manifestar sobre como se escreve super+importante! vc OUVIR o professor e SEGUIR as dicas que ele passa, como por exemplo: não deixe a carga leve pra pedalar no alto, senão vc perde o equilíbrio; não pare de pedalar, mesmo que esteja embaixo pra descansar; se vc for descansar, diminua a carga e pedale muito rápido, pra não quebrar o ritmo... Fica mais fácil de acompanhar a aula e de se adaptar ao ritmo dela.

Enfim, era isso. Caso vc queira morrer pedalando sofrer lentamente secar feito uma árvore velha experimentar uma aula de spinning, deixo os toques acima pra quem quiser usar.

Um comentário:

Kris disse...

Caraca, eu desisti do spinning porque me dá uma dor dos infernos, vc sabe onde? rs
Ninguém merece.
Beijos