quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Post sem Título

Hoje eu nem ia postar aqui. Aí, li o blog da Luana, especificamente um post sobre uma entrevista que ela viu (acho que hoje, né?) do programa do Abujanra*, o Provocações, com a Sonia Hirsch. Como diria o Sisi (Sílvio Santos, oê!), "eu não vi, mas a Luana viu. Até o meu cachorro Luque viu, e achou muito bom." estou ficando velha e senil e rabugenta, eu REALMENTE lembro do Sisi falando isso dos filmes da Sessão das Dez que passava depois do programa dele, nos domingos.

Então. Pelo que eu li no post que a Luana fez, basicamente a mulher disse que a alimentação dela não é bem uma dieta, é mais um "como coisas que eu sei que são saudáveis" #ódiofeelings MODEON.

Bom, até aí morreu Neves, porque eu também fico no chamado "caminho do meio" que ela cita, mas não do jeito dela, que é "comendo muitas verduras e legumes frescos e pouquíssima proteína animal". Aí, eu já acho que é um passo pro vegetarianismo, que leva a dietas mais pesadas, como o veganismo (da qual minha prima é adepta e que não me desce pela garganta de maneira alguma). Já tentei uma vez, por um dia, num passado longínquo ser vegetariana, mas gosto tanto de carne que não rolou.

Essa alimentação dela, pra mim, tá mais pra "centro-esquerda" do que pra caminho do meio, se é que me entendem. Afinal, vc "flerta" com o vegetarianismo, mas não é taxada por ninguém de natureba-fanática-chata. E pode ir na churrascaria com os amigos sem culpa. Perfeito, né? Eu diria mais, "conveniente, né?".

Concordo com as colocações da Luana, principalmente quando ela fala: O maior problema que eu acho na alimentação (sendo realista com o que existe por ai, com a disposição e tempo que temos para cozinhar e tals) é que muitas vezes procuramos o gostoso no lugar do "bom". Cara, não é fácil mesmo, trabalhar o dia todo em um lugar que não seja a nossa casa, fazer academia, fazer social, ser generosa, divosa, multimídia e performática... E ainda ter que chegar em casa depois das sete, oito da noite (ou sei lá, depois das seis da manhã, escolham seus horários) e preparar uma refeição que seja saudável, palatável, sem gordura, ecológica e nuticionalmente correta e, é claro, lavar a louça do que se preparar (sem usar lava-louça, pq eu sou pobre). Tudo isso sem descer do salto (ou afrouxar a gravata, se preferirem) e sem achar ruim nem reclamar.

Por isso que, intimamente, toda noite eu dou graças a Deus por ainda morar com papis e mamis. Pq, galera, qdo eu chego em casa é que vou dar atenção pro meu Luque, trocar de roupa, descansar em frente à TV, falar com o Fá... Já imaginou se eu ainda precisasse cozinhar? Ou ia viver só de alface e tomate (desde que estivessem previamente lavados) ou ia morrer de fome, comendo um iogurte por noite - dieta do iogurte não é recomendada por mim nem pelo Ministério da Saúde.

Ou seja, quando o pessoal fala "tenham uma alimentação saudável", não levam em conta que nem todos temos uma pessoa que possa se dispor a ficar em nossa casa preparando comidinhas saudáveis e sem um toque de industrialização mais forte do que o sal, sem receber muito bem pra isso. Eu tenho mamis, mas nos utilizamos de Sazón, caldos Knorr e Maggi... E todos sabemos que esses caldos têm bastante gordura, tudo aquilo que as/os nutricionistas fanáticos que aparecem na TV pra acabar com a nossa alegria falam que devemos evitar.

Isso pra não mencionar a quantidade de açúcar que ingerimos. Alguém aí nega um chocolate? Uma bala? Uma trufa de cereja ou de maracujá da Cacau Show? Um Kinder Ovo? Um Ferrero Rocher? Um brigadeiro? Um pedaço de bolo de casamento? Tirando os diabéticos, que por FORÇA precisam evitar MUITO o açúcar em suas vidas e encontrar bons substitutos, é difícil alguém, em sã consciência, resistir a todos os açúcares ofertados. E nem estou falando que os carboidratos que ingerimos todos os dias (sim, carboidrato está em muito mais coisas além do arroz, pão, macarrão e batata que muita gente come) para termos energia, e que se transformam no organismo... adivinhem em que? Açúcar!!!

Ainda acho que ainda não conseguiram inventar uma dieta perfeita. Só li uma vez, acho que foi na Women's Healthque para pessoas que, como eu, não conseguem contar calorias, uma forma de fazer dieta é pegar um prato e dividir em 4: 1/3 de saladas de folhas, 1/3 de legumes, 1/3 de carboidratos e 1/3 de proteína. Parece perfeito, né? Faço todo santo dia. A dificuldade? Acertar as quantidades. Mas além disso, tem também a dica que o Medida Certa do Fantástico dá: não fazer montinho no prato. Isso significa... não colocar o feijão em cima do arroz, não empurrar as folhas de alface beeeeem pro canto do prato pra caber mais carne, não jogar a cenoura por cima da batata, não fazer Torremoto de arroz-feijão-farofa-batata palha. Funciona. Sério.

Então, amigos e amigas da Grasi... Mais um desabafo feito, mais uma vez estou me preparando para ir pra academia logo mais, fazer aula com o ensandecido possuído Max... Me desejem sorte.

Logo mais, post sobre os comments!!!

3 comentários:

Michelli disse...

Agora vc começou a entender pq é tão complicada a vida de casada...

Luana disse...

hahahahahaa... Parece que a fanatica que come um monte de salada sou eu!!! poe ai que eh a doida da mulher, ta? risos..

E voce escreveu "... dividir em 4: 1/3 de ..." - devia ser 1/4... risos... Desculpa, coisa de fisica chata! hahahaha

Concordo com o que vc escreveu... Esse caminho do meio que ela fala ta mais para PSTU, neh? extrema esquerda.. risos..

beijao

Fabiano disse...

Agora q eu vi! Ao dividir o prato em 4 seriam 1/4 de cada. =P
A minha lindinha tá cansada mesmo.

Vc se esqueceu q eu sei me virar na cozinha, diferente dos caras q tem dificuldade em fazer até miojo. Já tinha dito q eu faria janta caso precise.

Os diabéticos tem q evitar qualquer açucar, a minha avó tinha, então sei como é dicícil. Ela também tinha essa sua dificuldade em "negar" uma coisa boa.

Bju linda